Tecnologia do Blogger.

Olá, nós somos...

Elioena Carreiro, 19 anos. Vive em São Luís-MA mas morre de saudades de Aveiro (Portugal). Ama gatos, arte e dormir haha. Sempre indecisa em que curso escolhe, pois gosta de tudo um pouco.


Cecilia, 19 anos, brasiliense, mas que vive em São Luis- MA a mais de 10 anos. Estuda Rádio e tv e tem uma leve tendencia a se apaixonar por tudo aquilo que não é convencional.

Popular Posts

Cult: Bonecas Kokeshi x Matrioska

  Tenho certeza que vocês já se depararam com essas bonecas, mas vocês conhecem o significado delas e como utilizar elas na sua decoração? Pra quem não conhece, as kokeshis são bonecas japonesas e as matrioskas são bonecas russas, vou explicar um pouco delas pra vocês antes de tudo.

Kokeshi

Foto: Reprodução/Japão em foco
    Bonecas típicas do Japão,  sendo as tradicionais produzidas artesanalmente, feitas de madeira. Possuem o corpo simples sem braços, pernas e de cabeça grande. Usam kimonos floridos e coloridos. Estipulasse que as bonecas tradicionais tenham sido produzidas entre o século XVII e XIX como souvenires para os visitantes de fontes termais. Pós segunda guerra mundial e a liberdade que os artistas assumiram fizeram nascer outros modelos de kokeshis, permitindo novas formas, desenhos e cores. Quanto a lendas, não podemos afirmar uma verdade, mas existem! E bem sombrias por sinal. Uma delas remete a um povo que passou por um período de escassez de alimentos e crianças foram sacrificadas para servirem de alimento, por isso as bonecas não possuiriam braços ou pernas, outra remete a crianças que morreriam antes de 1 ano de idade e a boneca seria tipo que um depósito de alma o.O
     As kokeshis eram bonecas populares por serem feito de material acessível que era a madeira, já que as crianças ricas brincavam na época com bonecas de porcelana. Elas vieram para democratizar o uso das bonecas e atualmente são símbolo do Japão em qualquer canto do mundo, por serem fofinhas muitos compram para decorar prateleiras, escrivaninhas ou até temas de aniversário. (Ps: eu ganhei uma de presente, foi comprada na Liberdade em São Paulo e ela é meu amorzinho )

    Veja algumas dicas:


Matrioska

     Bonecas também feitas de madeira, são formadas por várias bonecas menores no interior, sendo a última e a menor que não possui seu corpo oco. Podem vir a ter 5-7 bonecas em uma só, geralmente em números impares. Assim como as kokeshis, não possuem braços e nem pernas, a não ser que sejam pintados em sua superfície. São conhecidas por serem representadas por figuras femininas e geralmente por camponesas, mas há também diversas versões que copiam o modelo e podem vir a representar contos de fadas e até líderes políticos. São símbolo da fertilidade e da maternidade e vendidas como souvenires representando a Rússia.
     A lenda é bem curiosa e engraçada, conta-se que o Sergei, o fabricante da boneca, pegou um pedaço de madeira pesado e esculpiu uma linda boneca, o que conhecemos hoje como Matrioska, nomeando a assim. Todas os dias ele a cumprimentava, foi quando certa vez a boneca começou a falar dizendo que estava triste e queria uma companhia (filha), o artesão explicou que para isso precisaria retirar a madeira do interior e que isso seria doloroso...a boneca então aceitou o sacrifício e assim nasceram bonecas semelhantes porém de tamanho menor, serrou a boneca principal ao meio introduzindo a segunda chamada de Trioska e da mesma forma veio outra chamada Oska, Oska fez o mesmo pedido e então nasceu Ka, Sergei viu que sobrava pouca madeira e essa então não poderia ser feita ou diminuída, botou lhe um bigode tornando se assim um boneco que não poderia exigir dele outros filhos (se repararem algumas não possuem bocas, pois é uma forma de elas ouvirem os pedidos do dono e não exigirem pedidos. Quando um pedido for realizado deve-se desenhar uma boca na boneca). 
    Podem ser utilizadas na decoração e até temas de aniversário, novamente, assim como as Kokeshis.

    Veja algumas dicas:





   Há inúmeras maneiras criativas de usar as bonecas, elas também são usadas bastante em estampas, você pode encontrar em: agendas, sketchbooks, vestidos, bolsas, bandanas etc.
    Para finalizar, eu sempre quis saber o que essas bonecas significavam e como usar elas, achei muito legal e quis compartilhar com vocês! Gostaram? Já conheciam sobre? Deixe um comentário :D

Até a próxima :*

8 comentários:

  1. adorei o post, ainda nao sabia do significado haha
    seguindo
    beijos
    http://adolescentes-atualizadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca é tarde para conhecer essas curiosidades. :D
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Aaaa que lindas!
    Adorei as lendas e não sabia nadinha sobre essas bonecas.
    Gostei mais das Japonesas...srsrs mais fofinhas!

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, amore
    As matriokas eu adoro!!!
    Parabéns pelo blog.
    Bjos, sua linda.

    ResponderExcluir
  5. Que medo da lenda da Kokeshi rs
    Mas apesar disso eu tenho e amoooo, acho umas fofuras! ^^
    E também tenho as Matrioskas, meu amigo foi pra Rússia e me trouxe :D
    Beijo no bolso!
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem tensa essa lenda mesmo! Mas as duas são muito fofas, acho tão legal as Matrioskas por uma ficar dentro da outra ahaha
      beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cult e Cute Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados

  

diHITT - Notícias